quarta-feira, 1 de maio de 2013


TERAPIA DE INDUÇÃO DE COLÁGENO

Olá, pessoal! Hoje vou postar a respeito de uma técnica que vem revolucionando os tratamentos estéticos. A técnica é conhecida como Terapia de Indução de Colágeno e o aparelho utilizado para a realização da mesma, trata-se de um equipamento formado por um pequeno rolo (cilindro), com várias micro-agulhas com comprimento que variam de 0,25mm até 2,5mm. Existem várias marcas no mercado, sendo o mais conhecido, o Dermaroller®.
O princípio da técnica se baseia na realização de pequenas e múltiplas lesões (microfurinhos) na pele mantendo outras áreas íntegras, o que possibilita um processo de cicatrização mais rápido. Toda vez que o organismo é agredido ele responde, dando início ao processo de cicatrização. Este por sua vez é formado por 3 fases: inflamação, proliferação e remodelagem ou maturação. Em síntese, o  processo inflamatório gerado culminará em inúmeras reações pela liberação de mediadores químicos e fatores de crescimento, que estimulará o metabolismo celular e consequentemente  novas células serão formadas assim como a síntese de substâncias pelas mesmas. É desta forma que a síntese de colágeno é estimulada justificando o nome da técnica.
Em outras palavras  a TIC trata-se da utilização de um equipamento que foi projetado para fazer rolamento na pele de  micro-agulhas para promover a formação de colágeno e elastina, além de causar uma intensa renovação celular. Desta forma, a técnica vem sendo utilizada para promover rejuvenescimento facial, inclusive na área dos olhos (para rugas periorbiculares "pés de galinha"), pescoço e colo. Além de está indicada no tratamento de cicatrizes de acne, estrias e cicatrizes hipertróficas.
O comprimento das agulhas está relacionado com as indicações. Deste modo, existem desde equipamentos de uso domiciliar para aumentar a permeação de ativos a equipamentos de uso restrito pelo médico.


Bjinhos,
Lane









Nenhum comentário:

Postar um comentário