quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LIMPEZA DE PELE


PARA QUE SERVE?
Uma limpeza de pele bem feita pode ser a garantia de um rosto renovado. O procedimento consiste em um processo de higienização profunda que elimina sujidades acumuladas na pele, como resíduos de maquiagem e poluição; auxilia no controle da oleosidade; afina o extrato córneo (camadas de células mortas) e principalmente proporciona maior permeabilidade cutânea, o que garante uma melhor resposta aos tratamentos e cosméticos em uso. O que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a cútis! É um procedimento que deve está incluso em todo protocolo de tratamento, preparando a pele para o mesmo. Vale ressaltar que a frequência com que o procedimento deve ser realizado e os cuidados cotidianos e pós-procedimento devem ser respeitados pois favorecem e prolongam os resultados.



COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER REALIZADA? 
Em geral, a Limpeza de Pele é indicada a cada 30 dias, com algumas exceções a depender do tipo de pele. No caso de uma pele alípica (seca) esse intervalo é estendido para 60-120 dias a depender da individualidade do cliente que apresente esse biotipo cutâneo. Já no caso de uma pele seborréica, inicialmente indica-se a cada 15 dias para que se obtenha um controle maior da hiperatividade das glândulas sebáceas (produção excessiva de sebo) e consequentemente diminuição da quantidade de comedões (cravos) para que posteriormente o procedimento seja realizado a cada 30 dias (manutenção).

PASSO A PASSO DO PROCEDIMENTO:
1) HIGIENIZAÇÃO: Pode ser utilizado um sabonete liquido, gel, leite ou emulsão de limpeza de acordo com o tipo de pele.

2) ESFOLIAÇÃO: Uso de cosmético de característica abrasiva (grânulos sintéticos ou vegetais). Pode-se também optar pelo uso da caneta diamantada (peeling de diamante) ou peeling de cristal.

3) TONIFICAÇÃO: Uso de uma loção tônica.

4) EMOLIÊNCIA: Utilização de algodão embebido em loção “amolecedora” (emoliente) geralmente com extrato de alface ou trietanolamina e aquecimento com vapor ou máscara térmica de 10 a 15 min conforme o biótipo cutâneo.

5) EXTRAÇÃO: Método Manual: Com a utilização de luvas descartáveis e algodão úmido nas pontas dos dedos indicadores ou lenço de papel é realizada a técnica de extração dos cilindros comedônicos (cravos) e pústulas. Nas áreas que a extração manual é impossibilitada utiliza-se o auxilio de um instrumento chamado cureta.

6) ALTA-FREQUÊNCIA: Utilização de um aparelho que tem ação bactericida e que cauteriza as pústulas extraídas.

7) MÁSCARA CALMANTE: Aplicação de uma máscara com ativos calmante que descongestiona a pele e melhora a hiperemia (vermelhidão) após a extração.

8) FINALIZAÇÃO: Uso de um fotoprotetor de acordo com o biótipo cutâneo.




Não seja negligente com você. Cuide de sua pele! Lembre-se que não se trata apenas de uma questão estética. É lógico que este é o principal motivo que incentiva a procura pelo procedimento e de fato, é preciso investir mesmo na apresentação do nosso rosto, afinal trata-se do nosso cartão de visita!!! Contudo, como profissional, tenho que ressaltar que tal procedimento não apenas proporciona um rostinho mais bonito, lisinho, como tb proporciona melhora da textura, luminosidade, viço e todas as outras características de uma pele CUIDADA! Além de tudo que já foi citado anteriormente e contando com a experiência do profissional, através da Limpeza de Pele será realizada o que chamamos de anamnese facial, onde serão identificados o biotipo cutâneo e todas as alterações cutâneas presentes, e desta forma, o procedimento que segue o passo a passo descrito acima será adaptado (principalmente no que diz respeito aos tipos de cosméticos utilizados), visando manter o manto hidrolipídico equilibrado, ou a depender do caso, restaurar esse manto, e desta forma restabelecer a função de barreira, tornando essa pele mais resistente as agressões externas e ao aparecimento de dermatites. Em síntese, é manter ou restaurar o equilíbrio da pele. Prometo em breve fazer um post falando a respeito do MANTO HIDROLIPÍDICO.

Então é isso pessoal! Estou de volta ao blog e espero está postando post interessantes a respeito da estética de uma forma geral e principalmente da estética facial que eu amo de paixão! Pretendo não só postar a respeito dos procedimentos, mais também dos cosméticos e das novidades do mercado da cosmetologia. Conto com os comentários de vocês, para que eu tenha incentivo de continuar postando.




Bjinhos,

Lane Rasteli 


Nenhum comentário:

Postar um comentário