quinta-feira, 21 de março de 2013

Biotipo Cutâneo Lipídico (Pele Oleosa): Características, tratamentos e cuidados diários


Olá, meus amores...estava em falta com você, né? Já tinha um tempinho que eu não postava. Aqui estou eu me redimindo!!! Aguardem... Estou preparando um post bem especial a respeito do Envelhecimento Cutâneo. Mas hoje vou resenhar um pouco sobre as características, alguns tratamentos e cuidados com a pele oleosa, que no meio profissional é denominada como biotipo cutâneo  lipídico ou pele lipídica.
A pele oleosa caracteriza-se por ser uma pele mais espessa, com maior quantidade de secreção sebácea, o que confere o aspecto brilhante. Outro aspecto é a presença de óstios dilatados (poros) com tendência à formação de comedões (cravos). Tinha que ter pelo menos uma vantagem, né? E tem! O envelhecimento cutâneo tende a ser mais lento ao se comparar com os outros tipos de pele. Ufa!!! Pelo menos isso :). Por se tratar do biotipo cutâneo mais comum aqui no nordeste, segue abaixo algumas informações que auxiliarão no cuidado da pele oleosa.

A nível de procedimento de cabine, diversos recursos estão disponíveis ao profissional, desde de cosméticos a aparelhos eletroterápicos. O procedimento de limpeza de pele é fundamental, assim como respeitar a frequência de realização. Para manutenção dos resultados (o que significa controle) é de fundamental importância que a mesma seja rigorosamente realizada a cada 30 dias. No caso de peles seborreicas, que são aquelas peles acneicas (grau II), inicialmente a limpeza de pele pode ser realizada a cada 15 dias de acordo com a avaliação realizada pelo profissional, para controle do excesso de oleosidade e posteriormente o intervalo é aumentado para 30 dias para manutenção. A limpeza de pele além de auxiliar no controle da oleosidade, afina o extrato córneo (camada de células mortas) e proporciona maior permeabilidade cutânea, o que garante uma melhor resposta aos tratamentos e cosméticos em uso. No procedimento da limpeza de pele, vale ressaltar a finalidade da alta-frequência que é um aparelho emissor de "faíscas" eletromagnéticas, por meio de eletrodos de vidro. O uso do mesmo na superfície da pele provoca a formação de ozônio, e este, por ser uma substância instável, se decompõem rapidamente em O2 e oxigênio atômico (O). De acordo com Borges (2010), a ação desinfetante do ozônio reside na grande agressividade do oxigênio atômico nascente, liberado  durante a decomposição do ozônio, pois este tem reconhecida eficácia contra agentes microbianos. Desta forma, podemos citar como características da alta-frequência sua ação *bactericida; (alguns autores consideram bacteriostática); germicida e até fungicida em síntese antisséptico de uma forma geral. Tal ação, auxilia no controle da flora bacteriana cutânea o que preveniria o aparecimento de quadro de acne grau II em peles oleosas, ou seja, uma evolução para peles seborreicas e auxiliaria no controle e até mesmo na involução dos graus nas peles acneicas.
Outra técnica que pode ser utilizada no tratamento das peles lípicas é o desincruste, que segundo Winter (2001), é um procedimento de ação eletroquímica que tem como objetivo retirar o excesso de sebo das peles seborreicas  De acordo com Miedes (1999), a desincrustação trata-se da utilização dos efeitos polares da corrente galvânica para obter uma limpeza profunda das substâncias gordurosas na pele. 
Em se tratando de cosméticos, diversos ativos são encontrados no mercado e utilizados no tratamento da pele oleosa.  Podemos citar os ácidos que representam os peelings cosméticos, tais como: os alfa-hidroxiácios, beta-hidroxiácidos e os poli-hidroxiácidos e outros ativos como: zinco, extrato de hamamélis, propólis, triclosan, argila e etc.
A atenção com os cuidados diários também não deve ser negligenciada. Como higienizante, recomenda-se o uso  de um sabonete ou gel de limpeza com efeito detergente moderado, ligeiramente antisséptico, com ph levemente ácido (4-5) que reduza o excesso de sebo, sem agredir muito a pele, ou seja, que remova as sujidades sem desidratar a pele. O uso de uma loção tônica adstringente complementa a etapa de limpeza que além de remover os resíduos do higienizante (sabonete ou gel de limpeza) equilibra o ph cutâneo. Eu particularmente, prefiro os tônicos adstringentes sem álcool na composição. Embora o álcool ajude remover o sebo, ele agride muito a pele e seu uso diário pode gerar o que chamamos de "efeito rebote" (o organismo sabiamente, pela lei da compensação, passa a produzir mais sebo pela agressão e a remoção excessiva de sebo). Esse raciocínio se aplica também para o excesso de "lavagem" e a utilização dos produtos durante o dia. Normalmente recomendamos 2 vezes ou no máximo 3 vezes ao dia, a depender da necessidade! Caso utilize um tônico adstringente com álcool, deve-se dar preferência para as formulações com baixa concentração.
O uso da fotoproteção é fundamental e indispensável. Deve-se optar por produtos com base cosmética (forma de apresentação) em gel ou gel-creme. Para facilitar as reaplicações durante o dia, o mercado já dispõem de fotoprotetores em pó ou pó-compactos com FPS.
Espero que tenham gostado do post meus amores. Até a próxima!

Bjinhos,

Lane Rasteli



Nenhum comentário:

Postar um comentário