sexta-feira, 1 de março de 2013

HIDRATAÇÃO PROFUNDA


Olá, queridinhas... Tudo bem com vocês? Ansiosas pelo post da vitamina C? Bem, eu não vejo a hora de fazê-lo, já tenho até um vídeo pronto a respeito de uma linha a base de Vitamina C. Em breve, estarei postando! Então, como o verão está aí... queimando, ressecando, agredindo e envelhecendo nossa pele, resolvi falar de um procedimento que ajuda a manter a pele bonita e a deixá-la mais resistente as agressões que a mesma é submetida, fazendo com que vocês curtam o verão mais despreocupadas! É lógico, que não podemos ser negligentes a ponto de não seguir os tão frisados cuidados e as orientações, tais como:  fotoproteção contra UVA E UVB com FPS de 30 para cima, reaplicação a cada 2-3 horas (sei que não é fácil, mas o protetor em pó, ou pó compacto com FPS já facilita muito, além de ajudar a tirar aquele excesso de brilho em função da oleosidade; a primeira aplicação de preferência 30 minutinhos antes da exposição; Não se expor diretamente ao sol  nos horários inadequados (10:00 - 15:00)... bem eu prefiro estender mais um pouquinho, só a partir das 16:00 que está liberado (aquele solzinho de fim de tarde, que aqui no nordeste vamos fazer uma ressalva que nem parece sol de fim de tarde, minha gente!) e beber bastante líquido.  

" No verão, em função do aumento á exposição solar, os cuidados com o rosto precisam ser redobrados, para amenizarmos os efeitos nocivos do sol e prevenirmos o envelhecimento precoce. Pensando nisso, vale ressaltar a importância da Limpeza de Pele com Hidratação Profunda para deixar a pele do rosto mais protegida, mais resistente e mais bonita neste verão! "
Postagem da minha página no Facebook: http://www.facebook.com/lfisioterapiadermatofuncional?ref=hl )

Já fiz um post a respeito da Limpeza de Pele e agora vou resenhar  sobre a Hidratação Profunda (HP). A HP é um processo um pouco mais complexo que os clientes imaginam. Já que não se trata apenas de aplicar um simples hidratante facial, aquele que compramos na farmácia, com uma consultora de beleza ou até mesmo com o profissional que cuida da pele de vocês. Também não é só fazer uma higienização básica e aplicar uma máscara hidratante, tá?  Os procedimentos descritos acima fazem parte do protocolo ou auxiliam na manutenção dos resultados obtidos em cabine, sendo de fato, o recurso de IONIZAÇÃO ou IONTOFORESE a chave da HP, ou seja, deve constar e ser o recurso principal em um protocolo de HP!!!!

Para mantermos uma pele hidratada, é preciso que o Manto Hidrolipídico esteja devidamente constituído e preservado. E o que é esse Manto, Lane que você tanto fala em suas postagens? Bem... o MHL é uma emulsão natural formada pela união dos produtos das glândulas sebáceas (triglicerídios, ácidos graxos livres, colesterol e ésteres de colesterol) e os das glândulas sudoríparas ( água e íons de sódio, potássio, cloreto, ureia, amônia e ácido úrico) que se depositam-se na camada córnea. Além de funcionar como barreira protetora, sua principal função é manter o teor de umidade na superfície córnea, evitando a desidratação profunda. Para não confundir o "cabeção" MHL não é sinônimo de NMF (fator natural de hidratação). O NMF é a junção das substâncias sintetizadas a partir da decomposição dos ceratinócitos com o MHL, em síntese, o NMF seria a "misturada" mais completa!

Desta forma, meu povo, promover hidratação profunda a sua pele envolve mecanismos que consistem em manter , restaurar, reconstituir a emulsão natural que é composta de água, óleo e ativos do NMF. Ok, Lanezinha ... já entendi! Mas como podemos obter isso? Muito bem, basicamente os mecanismos de hidratação ocorrem de duas formas distintas:
1) Hidratação por superfície que por sua vez ocorre por oclusão ou por umectação. Por oclusão: São usadas substâncias lipídicas ou emolientes que formam uma película na superfície da pele, sem obstruir os óstios (poros), reduzindo a evaporação. As emulsões a base de óleos vegetais e animais são as mais indicadas. Já por umectação, é a utilização de substâncias com característica higroscópica, ou seja, que tem a propriedade de absorver e reter a umidade do ar (atrair água para sua molécula e conseguir retê-la).
2) Hidratação ativa é a hidratação por meio de mecanismo intracelular, difere da hidratação de superfície, por agir diretamente sobre a camada granular da epiderme em níveis quantitativos, ou seja, são ativos que contêm substâncias semelhantes aquelas contidas no NMF, aumentando quantitativamente o  teor do mesmo.

A IONIZAÇÃO é uma técnica de administração transcutânea de ativos, através da corrente galvânica, com um propósito terapêutico que dependerá das características das substâncias utilizadas. No caso da hidratação profunda são utilizados ativos de características higroscópicas e de composição semelhante ao NMF para aumentar o seu teor de forma quantitativa e qualitativa. 
Na aplicação móvel (mais utilizada), o eletrodo ativo é um rolinho facial e o passivo um bastão de alumínio que o cliente segurará, ou um eletrodo de carbono que será posicionado próximo a região tratada, que normalmente será uma das escápulas do cliente. O cosmético será gotejado sobre a pele e o rolinho deslizado sobre ele para viabilizar sua permeação. O cliente normalmente refere um formigamento discreto no local em que o rolinho é passado ou na palma da mão, onde o eletrodo passivo é segurado. É comum também, o cliente referi uma sensação de gosto metálico durante a aplicação.


Euzinha trabalhando...


É isso meus amores, espero que tenham gostado do post. Deixem seus comentários! Vou adorar interagir com vocês! E lembrem-se a hidratação é um processo contínuo de prevenção do envelhecimento. Deve ser realizada diariamente com cosméticos para manutenção da hidratação profunda que será realizada em cabine no mínimo a cada 30 dias pelo menos (pode ser realizado na mesma sessão da Limpeza de Pele). A HP potencializa as condições necessárias para recuperar as propriedades naturais da sua pele. Então, não perca tempo... Invista em você, invista em cuidados, beleza, saúde e bem-estar! Procure um profissional de confiança e marque sua sessão!

Beijinhos,

Lane Rasteli





Nenhum comentário:

Postar um comentário