terça-feira, 5 de março de 2013



VITAMINA C TÓPICA 

Olá, meus amores! Tudo bem com vocês? Finalmente o post sobre Vitamina C...AÊÊÊÊ!!! Estava bem ansiosa para postar a respeito deste recurso MULTIFUNCIONAL que eu simplesmente sou fã! Como eu já havia comentado anteriormente, existem diversos recursos que o profissional pode está utilizando em um protocolo de Revitalização Facial. De fato, não existe uma receita de bolo e sempre o ideal é oferecer para o cliente um protocolo personalizado que atenda as suas necessidades. Contudo, de todos os recursos disponíveis, a vitamina C em pó é minha "carta na manga"...eu não abro mão dela e a mesma está presente em todos os meus protocolos de revitalização facial. E vocês vão entender o porquê de tanto mimo com esse ativo!
O uso oral da vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, para aumentar a imunidade já é bem divulgado. Recentemente os benefícios da mesma na pele vêm sendo mais divulgado, contudo é preciso deixar claro, que com a digestão a ação cutânea da vitamina C é pobre, pois o stress físico ou emocional, assim como o tabagismo, por exemplo, aumentam ainda mais a demanda do organismo por vitamina C, o que faz com que o mesmo priorize determinadas funções e sistemas. Desta forma, na tentativa de suprir as demais deficiências do corpo, o organismo retira primeiramente a vitamina C disponibilizada para pele em prol das demais necessidades. Por isso, que o uso tópico de vitamina C é indispensável para se restabelecer o equilíbrio cutâneo tanto no que se diz respeito a beleza como a saúde da cútis.
A vitamina C é um dos antioxidantes mais empregados em produtos cosméticos. Sua aplicação, se deve, principalmente pela sua característica multifuncional, já que agrega mais de uma propriedade à pele. Em sua composição química existe um grupamento fortemente redutor, que dificulta as reações de oxidação desencadeada pelos radicais livres preservando desta forma a integridade dos componentes celulares. Outra propriedade da vitamina C é sua ação clareadora! Como a formação de melanina ocorre por oxidação da tirosina e dos demais produtos como a dopa e a dopaquinona... a vitamina C, devido a sua atividade redutora, dificulta as reações de oxidação, por isso alguns autores a considera como agente supressor do processo de melanogênese (formação de melanina) ... para os leigos, trata-se simplesmente de um ativo clareador! Além dessas duas características citadas, a vitamina C é ainda Co-fator da síntese de colágeno, participa da neo-colagênese, ou seja, sem a vitamina C não é produzido um colágeno de boa qualidade (a mesma participa da estabilidade da molécula do colágeno). Vanzin & Camargo, 2011 citam em um de seus livros que a vitamina C tem elevado poder eutrófico, ou seja, capacidade de estimular a produção de colágeno na derme pelos fibroblastos, aumentando a hidratação e a elasticidade da pele.
A baixo vocês podem conferir uma resenha que eu fiz da linha Efeito Pele Nova da BioAge, que é uma linha l de rejuvenescimento (anti-aging) a base de vitamina C. Neste vídeo eu me concentrei nas cápsulas de vitamina C em pó por possibilitar sua aplicabilidade em diversos protocolos, já que a empresa disponibiliza a compra apenas das cápsulas.



Resumão: A vitamina C é um ativo multifuncional, que apresenta benefícios à saúde da pele, quando utilizada topicamente, sendo portanto um ativo comumente encontrado em produtos para skincare (produtos anti-aging). Possui ação anti-oxidante, protetora, clareadora e eutrófica, já que estimula a síntese de colágeno e é co-fator da mesma, participando da estabilização da molécula de colágeno.

Vale ressaltar que devido as propriedades citadas muitos fabricantes desenvolvem ativos contendo a vitamina C através de diferentes associações com propriedades específicas e formas de liberação. Cada derivado de ácido ascórbico ou cada ativo contendo o mesmo em sua formulação, assim como cada sistema de liberação apresentam vantagens e particularidades que cabe ao prescritor e ao idealizador da formulação avaliar.
Segue abaixo uma relação desses ativos contendo a vitamina C. Para maiores detalhes sugiro que consultem em livros ou façam uma pesquisa na net. Encontro-me a disposição para trocarmos informações e interagirmos! Por isso, postem seus comentários!

• AA2G 
• Activespheres® C 
• Ascorbosilane C 
• Biossome C 
• Ester C 
• Glicospheres Vitamina C 
• Lipossomas de Vitamina C 
• Nano LPD’s Lightening 
• Nanospheres Vitamina C 
• Nano Thalaspheres de Vitamina C 
• NanoVit C 
• Nikkol VC- PMG 
• Nikkol VC-IP 
• Stay C® 50 
• Thalaspheres de Vitamina C 
• Ultraderm Nano Vitamina C 






Segue abaixo imagens de alguns produtos contendo vitamina C na formulação:











P.S: Meus amores, infelizmente ainda não tive a oportunidade de experimentar todos esses produtos postados neste post. Quem já utilizou ou trabalha com um desses produtos, deixe seu comentário. No momento trabalho apenas com o Efeito Pele Nova da BioAge, mas sei que existem várias marcas no mercado bem conceituadas, com produtos de excelentes qualidades. Encontro-me aberta aos fornecedores que queiram me enviar amostra dos produtos para eu possa testar e fazer resenhas no blog. Meu e-mail para contato: lane_dermatofuncional@yahoo.com.br

Beijinhos,

Lane Rasteli






Nenhum comentário:

Postar um comentário